Querença

Praça principal

Praça principal

Clique para ver o vídeo sobre esta aldeia

Clique para ver o vídeo sobre esta aldeia

Não faltam encantos à pequena aldeia de Querença, que se situa num monte, entre o Barrocal e a Serra algarvia. Bem lá no alto, encontra-se a Igreja Matriz e as casas descem pela encosta em todas as direcções.

O Pólo Museológico da Água e as grutas da Salustreira, junto à Fonte Benémola, também são pontos de passagem obrigatórios para quem visita esta freguesia do interior do concelho de Loulé.


Querença é igualmente conhecida por vários produtos de excelência, como o medronho, as cerca de 16 qualidades de licores artesanais e o mel, com origem na maior variedade de flores da bacia mediterrânica. Muito apreciada é também a chouriça, ingrediente principal de uma das mais importantes festas anuais desta localidade, que se realiza habitualmente na última semana de Janeiro.

Convidamo-lo a prosseguir esta visita virtual, acedendo ao vídeo do lado esquerdo e às páginas onde são revelados os segredos de algumas das receitas que constituem o património gastronómico desta aldeia: sopas de pão caseiro com bacalhau e poejo, peixe de escabeche, costeletas à serrenha e "xeringos".