Cachopo

Vista parcial de Cachopo

Vista parcial de Cachopo

Clique para ver o vídeo sobre esta aldeia

Clique para ver o vídeo sobre esta aldeia

Cachopo é considerada a aldeia mais típica do nordeste algarvio. Uma tipicidade que lhe é conferida pelas casas de paredes em xisto ou caiadas de branco, pelos fornos comunitários, eiras, fornalhas, chaminés rendilhadas ou pelos moinhos de vento, uns em ruinas e outros reconvertidos em habitações.

Características desta freguesia do concelho de Tavira são também as casas de origem pré-histórica, vulgarmente conhecidas por palheiros, feitas de pedra e telhados de colmo ou junco da ribeira, que servem para armazenar alimentos para animais.

É igualmente possível observar duas antas que testemunham uma ocupação do período Neolítico. O parque de lazer da Fonte Férrea é outro dos sítios que convida a uma visita, assim como a Igreja Matriz de Santo Estêvão, datada de 1535.

Vale a pena, ainda, explorar a forte identidade serrana de Cachopo, que se expressa na produção de mel e cortiça; nos ofícios locais, como o albardeiro, o ferreiro e as tecedeiras; e nas diversas festividades anuais.

Convidamo-lo a prosseguir esta visita virtual, acedendo ao vídeo do lado esquerdo e às páginas onde são revelados os segredos de algumas das receitas que constituem o património gastronómico desta aldeia: sopa de beldroegas, açorda de alho, jantar de grão e bolo de mel.