A história da comercialização e indústria corticeira em Portugal está indiscutivelmente ligada à história de São Brás de Alportel, terra famosa por produzir a melhor cortiça do mundo.
De resto, foram as plantações de sobreiros que, no século XIX, incentivaram o desenvolvimento comercial do municÃpio e fizeram deste o maior produtor mundial de cortiça, situação que permitiu a independência do concelho de Faro, em 1914.
Dignas de relevo são também as qualidades ambientais de São Brás, testemunhadas pela implantação do Sanatório Vasconcelos Porto, no inÃcio do século passado. Aà funciona actualmente o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, que alberga um núcleo museológico, onde se recorda a história deste edifÃcio.
Pontos de paragem obrigatórios são igualmente a Igreja de São Brás, o Palácio Episcopal ou o Museu Etnográfico do Trajo Algarvio, espaço que acolhe exposições, espectáculos, entre outros eventos.
São Brás de Alportel é um sÃtio de fortes ligações ao passado. Um dos exemplos disso é o facto de ser o único concelho do Algarve a manter a tradição de realizar, na manhã do Domingo de Páscoa, a Procissão de Aleluia também conhecida por Festa das Tochas Floridas.
Há muito mais para descobrir acerca da cultura são-brasense, no vÃdeo do lado esquerdo e nas páginas onde são revelados os segredos de algumas das receitas que constituem o património gastronómico desta vila: gaspacho, sopa de grão-de-bico com espinafres, galinha cerejada e bolo de noz.