Messines

Messines
Clique para ver o vídeo sobre esta vila

Clique para ver o vídeo sobre esta vila

São Bartolomeu de Messines pertence ao concelho de Silves e é actualmente a maior freguesia do Algarve, estendendo-se por uma área de 250 quilómetros, repartidos pela serra e barrocal.

A primeira referência escrita a Messines data de finais do século XII, mas o início da sua história remonta ao Paleolítico Superior e ao Plistocénico. Não faltam também vestígios da Idade do Ferro, da ocupação romana e do período árabe, havendo inúmeras referências à existência de um castelo.

Um episódio marcante da história desta freguesia acontece no século XIX, quando José de Sousa Reis, “O Remexido”, torna estas terras o palco da sua acção de guerrilha entre Liberais e Miguelistas.


É também nesse século que vive aquele que ainda hoje é um dos homens mais ilustres de Messines: João de Deus. A vida e obra do poeta e pedagogo, autor da Cartilha Maternal, podem ser conhecidas na Casa-Museu com o seu nome.

No século XIX, dá-se igualmente o incremento das indústrias da cortiça e da produção de frutos secos. Essas actividades acabaram, no entanto, por perder terreno na economia local, que, nos dias de hoje, se baseia na prestação de serviços e no pequeno comércio.

Uma forma de recordar a relevância que os frutos secos tiveram outrora no quotidiano dos messinenses é assistir às receitas de javali estufado com castanhas e de massapão do Algarve publicadas neste site. A gastronomia desta vila faz-se representar por mais dois pratos: cozinha de batatas e sopas de cachola.