Estoi

Igreja Matriz de Estoi

Igreja Matriz de Estoi

Clique para ver o vídeo sobre esta aldeia

Clique para ver o vídeo sobre esta aldeia

Localizada a dez quilómetros de Faro, a aldeia de Estoi dispõe de vários locais de interesse, como é o caso das Ruinas Romanas de Milreu. Neste relevante vestígio arqueológico, é visível, por exemplo, uma grande casa agrícola transformada, no século III, em edifício de luxo. As Ruinas de Milreu foram descobertas em 1877 e classificadas como Monumento Nacional em 1910.

Um ano antes, foi inaugurado o Palácio de Estoi, a mais importante manifestação do Romantismo no Algarve. Este edifício, de estilo rococó, pertenceu inicialmente a José Francisco da Silva, 1.º Visconde da aldeia. Foi declarado Imóvel de Interesse Público, em 1977, e adquirido pela autarquia farense, dez anos depois. Mais recentemente, foi recuperado e adaptado a pousada.

Nas imediações, localizam-se a Igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, onde se realiza anualmente, no dia 2 de Maio, a Festa da Pinha, o mais entusiástico evento etnográfico do concelho de Faro. De realçar, ainda, os três fontanários oitocentistas e os inúmeros edifícios de habitação com chaminés tradicionais, platibandas pintadas e coberturas de duplo beirado.

Convidamo-lo a prosseguir esta visita virtual, acedendo ao vídeo do lado esquerdo e às páginas onde são revelados os segredos de algumas das receitas que constituem o património gastronómico desta aldeia: sopa montanheira, carapaus "alimados", xarém com conquilhas e arroz doce.